Quanto aos Intercomunicadores fiquei um bocado desiludido. A 120 km/h já tenho dificuldade em ouvir a Maria mas percebo-a se ela levantar um pouco a voz. Ela é que já não me percebe rolando a 100 km/h mesmo comigo a falar em tom mais alto. Também deve ter a ver com a má Insonorização dos Capacetes, pelo menos do meu. Para complicar a coisa também levo com mais Turbulência no meu Capacete visto a Alteração do Banco ter Elevado um pouco a Altura do mesmo e assim apanhar com mais Vento deflectido pelo Vidro Alto. Espero que a Aplicação dum Extensor no Vidro Alto melhore a Comunicação, pelo menos vai melhorar o Ruído da Turbulência porque um membro do Fórum das NC's emprestou-me o dele para experimentar. Depois de testar os Intercomunicadores com mais pormenor abro cá um Tópico.
Abraço e Boas Curvas para ambos
Última edição por Alexandre Simões em Sex Mar 21, 2014 2:49 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Para não estar em off topic)
Eu estava para fazer um Tópico sobre alguns dos Intercomunicadores que andei a pesquisar antes me decidir a comprá-los mas estava a adiar para quando tivesse uma opinião mais madura sobre o Modelo que escolhi. Visto que o Tópico já foi criado pelo Alexandre aproveitando o meu post para a Abertura do mesmo e retirá-lo doutro em que estava Off-Topic, vou acrescentar alguma informação sobre este Tema e posteriormente complementá-la focando-me na Marca/Modelo por mim escolhido quando já tiver mais experiência com ele. Mas antes disso, e para que não desesperes ao ler o testamento abaixo, digo-te que comprei o Interphone F5XT p/ 2 Riders ficando por 390,00€ com Desconto. Então cá vai.
Após alguma pesquisa pela Net e pelo feedback de quem já usou alguns dos Intercomunicadores à venda, considerei as seguintes opções.
Apesar de ter ouvido boas referências acerca do Sistema da Autocom c/Cabos, nem sequer coloquei essa hipótese devido ao inconveniente de estar "amarrado" à mota e porque também dizem ser caros. Penso que seja um Sistema a considerar para quem faça viagens longas. Aí os cabos não apresentam tanto o incómodo ao terem de ser desligados numa paragem e conectados de novo para reatar caminho apresentando as vantagens duma comunicação mais clara e dispensarem baterias, não sendo assim necessário recarregá-las ou ficar sem comunicação a meio da viagem por falta de energia.
Já com a Lista dos Nomeados, passei à fase seguinte. Ponderar qual deles melhor cumpriria a Função a que se destinavam e ao melhor preço.
Eu pretendia os Intercomunicadores sobretudo para Atender Chamadas Telefónicas e Receber Instruções por Voz do GPS. Visto que decidi comprar ambos para o caso de me meter no Serviço de Estafeta, deveriam ser de Fácil Manuseamento e era imprescindível que tivessem Certificação IP67.
Os Estes [e que tomei conhecimento deles através deste post do Luís (Tuga)] eram os mais Económicos mas tenho certa relutância em comprar coisas pela Net e também diziam apenas serem Waterproof. Além disso só trazem Boom Mike. Acho preferível um Microfone Montado dentro do Capacete, não se torna tão incómodo para colocar e retirar o "Carolo" e acho que fica mais resguardado do vento.
Os Twiins D2-HSAi também eram muito Económicos e com Boa Crítica. Mas também só trazem Boom Mike e a Haste deste sai dum dos Altifalantes (o que poderia dificultar a Montagem), os Altifalantes parecem-me Volumosos (o que até pode ter vantagem na qualidade de som mas também dificultar a Montagem e ficarem a pressionar as orelhas) e não é à Prova de Água. O não ser Waterproof neste caso até nem é importante porque todos as peças constituintes do Intercomunicador ficam dentro do Capacete, a não ser que este meta água.
Em relação ao Sena SMH10, também tem muito boas Reviews pela Net, tem um Preço Atractivo, Funcionamento muito Fácil e Intuitivo graças ao Sistema com 2 Botões [(em que um deles é Multifunções e Rotativo (JogDial)], traz Muito Material na Caixa e oferece os Maiores Altifalantes de Baixo Perfil mas, embora seja à Prova de Água, não tem Certificação IP67. Talvez este seja a melhor opção em Relação Preço/Qualidade de Som/Funções de Conectividade/Alcance/Autonomia para quem não necessite de Intercomunicadores a toda à Prova em Condições Climatéricas Extremas. Só lhe falta o Receptor FM Integrado mas, se até temos hipótese de lhe ligar um MP3 através de Bluetooth ou mesmo por Cabo, a maioria dos Telemóveis também tem Leitor MP3 e qualquer um deles eventualmente terá Rádio, não será a falta dele que vos irá demover de comprar um Sena SMH10.
Chegado a este ponto restava-me decidir entre o Interphone F5XT e o Cardo Scala Rider G9. Como ambos têm Certificação IP67 e a Autonomia e Tempo de Recarga são práticamente iguais, não seriam esses Critérios que eliminariam algum deles. As Funções também me parecem ser as mesmas em qualquer um deles embora o Scala Rider G9 ofereça mais Comandos por Voz.
O Cardo disponibiliza Ligação a outros 8 motards com Alcance de até 1,6 km e o Emparelhamento é mais fácil e rápido que no Interphone e este apenas permite Ligação a 6 companheiros de viagem e Alcance de até 1,3 km mas pode alargar-se no máximo a 2,4 km caso os 6 motards se encontrem equidistantes a 480 mt e em condições topográficas favoráveis. No entanto nenhum deles permite Comunicar Simultâneamente (Conferência) com mais de 4 Aparelhos. De qualquer modo, visto não ser isso que mais importância tem para mim, não são estas diferenças que desequilibram os pratos da balança.
Talvez no futuro isso venha a ter mais vantagens mas para já penso que a Versão Bluetooth 2.1 do Scala Rider G9 não o "envergonha" perante a Versão 3.0 do F5XT. O que já poderá abonar em favor do F5XT é a sua Capacidade de Actualização de Software que o Scala Rider G9 não tem ou omitiram nas Especificações Técnicas.
Analisei então a facilidade de Funcionamento, aqui o Interphone leva vantagem. O Scala Rider G9 é mais complicado de operar com os seus 6 Botões Alinhados em 2 Grupos de 3. Pouco Intuitivo e mais Díficeis de Tactear comparando com o Sistema do F5XT que, apesar de apenas ter menos 1, optou por Posicionar 4 Botões Tipo Norte-Sul-Este-Oeste e Colocar o 5º no Interior deles (semelhante ao Sistema Jog Dial do Sena MH10). Outra particularidade que facilita imenso a Operação de Alternar entre Funções no F5XT é o facto de nos informar por meio de Áudio qual delas foi Selecionada bastando Activá-la premindo o Botão Central sendo de novo Notificados com a Confirmação da Escolha. Nunca ficamos na dúvida em que Função nos encontramos ou qual a Seguinte/Anterior. O Interphone F5XT também traz uma Caixa bem recheada, só falta mais 1 Par de Altifalantes para termos tudo o que é necessário à Montagem do Sistema em 2 Capacetes bastando trocar a Unidade Bluetooth entre eles.
Essas, e o facto do Cardo Scala Rider G9 ser mais Volumoso e Dispendioso, foram as razões que me levaram a escolher o Interphone F5XT. Se foi a melhor descisão? Não sei dizer porque só poderia responder montado os G9 no meu Capacete e da Pendura. Estou satisfeito com eles? Sim mas, depois dos elogios que li e vi, estava à espera de melhor.
Boas Curvas
NOTA: Apesar de dizerem no 1º Vídeo em que fazem a Review do Interphone F5XT que a Caixa para 2 Riders traz 2x2 Pares de Altifalantes, a que eu comprei vem apenas com 2x1 Par. Também o Sistema de Ligação dos Microfones que se vê no Vídeo é diferente do actual. Agora não Ligam Directamente ao Altifalante Esquerdo mas sim através de Cabo+Ficha. Dizem ainda não perceber o porquê da Ficha de Ligação Intermédia para o Altifalante Direito. Eu deduzo que seja para não obrigar a terem de Montar os 2 Altifalantes nos casos, como o de Portugal, em que a Legislação apenas permite o Uso de 1 Auricular nos Sistemas de Kit´s Mãos-Livres. Outra informação que não bate certo com o Manual é afirmarem que permite a Conferência de 6 Aparelhos em Simultâneo, o Manual apenas explica como fazer o Emparelhamento de 4.
Se não servir para mais nada o meu post anterior sempre terá uma utilidade, para quem tiver insónias basta lê-lo para resolver o problema. Que corra tudo bem e te divirtas no Passeio da Liberdade.
Ghost_Rider escreveu: Se não servir para mais nada o meu post anterior sempre terá uma utilidade, para quem tiver insónias basta lê-lo para resolver o problema. Que corra tudo bem e te divirtas no Passeio da Liberdade.
Nuno, não precisas de pedir desculpa. Entendi o comentário como brincadeira e a resposta também o foi. Mas mesmo que seja a sério até tens razão (e mesmo que não concordasse tens direito á tua opinião), não havia necessidade de escrever tanto visto repetir muito do que os Vídeos explicam. Mas assim até serve para quem não saiba inglês.
Lebreiro escreveu:A duvida adensa-se cada vez mais
Bem, agora que já comprei uns, aproveito para dizer como o outro: Nunca me engano e raramente tenho dúvidas.
Não querendo abusar de ti, mas como és mais entendido no assunto o que pensas dos intercomunicadores da Nolan? Como comprei 1 capacete deles há pouco tempo, e como aquilo tem o espaço para colocar o aparelho... tenho pensado nessa marca.
Eu não sou nenhum perito na matéria, tudo o que disse no testamento atrás foi baseado no feedback doutros motards e nas Reviews que encontrei pela Net visto os Interphone F5XT serem os meus primeiros Intercomunicadores e nunca me ter interessado antes pelo assunto. Tendo isso em consideração e não conhecer ninguém que tenha os Intercomunicadores da Nolan, eis o que penso sobre eles após ter pesquisado.
Parece então que o teu Capacete Nolan já está preparado para os Intercomunicadores próprios da Marca, mas terás de escolher bem para saber qual deles se adapta ao teu Modelo e cumpre as Funções que pretendes (se queres usar Cabos ou apenas Sistema Sem Fios e se vais querer Comunicar com a Pendura ou outros Motards que tenham Intercomunicadores). Por exemplo, o BasicKit2 só permite Ligação por Cabo. E mesmo que compres o BluetoothKit3 para ti, se comprares o BasicKit2 para o Capacete da tua esposa este vai ter de se Ligar ao Sistema por Cabo.
Mas existe uma desvantagem ao comprares um Intercomunicador da Nolan, este só irá servir num Capacete do mesmo Modelo ou noutro da Marca que seja Compatível com ele. Se trocares o Capacete actual por um doutra Marca até poderás ser obrigado a comprar outro Intercomunicador.
Depois a Compatibilidade ou não com Intercomunicadores de outras Marcas também depende de qual o Sistema da Nolan vais escolher. Isso será importante para o caso do capacete da tua esposa não ser Nolan e quiseres que o dela também fique equipado com Intercomunicador, ou pretendas Comunicar com outros Motards que tenham Intercomunicadores diferentes. Podes consultar aqui quais os que são Compatíveis com outras Marcas. Mas também existem Intercomunicadores Nolan para Modelos que não vêm preparados para eles.
Quanto á Qualidade de Som e do Sistema em Geral não te sei dizer nada. E, tanto quanto consegui ver, mencionam que os Equipamentos têm Certificação IC mas não indicam qual o grau.
Ter Dez 13, 2016 4:51 pm por nfkart
» Cruise anti-fadiga
Dom Set 11, 2016 2:26 pm por ricardo silva
» Venda CBF 600 Sa de 2008
Ter Jun 07, 2016 11:27 pm por Nuno_84
» Vendo CBF600SA 2009
Qua Mar 02, 2016 5:52 pm por frade
» Honda CB 500
Sáb Out 10, 2015 7:16 pm por Tuga
» Vendo Honda CBF 250
Qui Out 08, 2015 11:51 am por J. Pedro Carvalho
» Honda Deauville
Sáb Set 05, 2015 8:21 pm por Alexandre Simões
» Listagem de peças... com preços.
Qui maio 28, 2015 4:57 pm por nfkart
» Conbinar passeio!
Sex Abr 10, 2015 6:41 pm por Nuno_84